Quero água!

Publié le par alinemariane

Tenho muita, mas muita coisa pra falar de Dakar. Mas tem tao pouco tempo que estou aqui, nao queria me precipitar. Também estou sem câmera pra mostrar com fotos sobre o quê estou falando.

Mas hoje (ou ontem, porque sao 3h15 da matina) o desespero tao cedo me fez ver que, poutz, vai ser dificil...

Lembro-me de um Carnaval ou Reveillon ou os dois em Caragua, quando adolescente, que faltava agua todos os dias. Era um inferno! Literalmente. Um calor louco e tendo que economizar agua do banho. Cheia de areia e sem agua pra lavar os pés. Uma das minhas infinitas reclamaçoes era: melhor faltar energia elétrica do que faltar agua!

Eu jah sabia que Dakar tinha sérios problemas de abastecimento d'agua e de energia elétrica. Até entao, soh a energia havia me incomodado, por perder o Loic em conversas via Skype. E a agua?! Eu sou dessas que lava as maos a cada hora, que demora pra tomar banho, que lava(va) o cabelo todo dia, que nao dorme sem escovar os dentes, que anda com garrafinha... enfim, brasileira média em relaçao ao gasto d'agua.

A questao é que aqui em Parseilles, bairro da periferia de Dakar onde moro, soh tem agua durante 5h por dia, entre por volta de 23h e 4h da noite. Sem caixa d'agua.

Nao é à toa que bem em frente à minha janela tem um poço com bomba. Logo apos mesquita cantar (esse é um bom tema para outro post), ou seja, logo que amanhece, começa o barulho de carrinhos, baldes e crianças - porque bombear é tarefa de criança, sempre! E fica esse movimento o dia todo.

A tarefa da caixa d'agua é feita por uns toneis de 50 litros, enchidos um a um na torneira entre 23h e meia noite, mais ou menos. Na média (e na real), um tonel de 50 litros têm que dar pra tudo no banheiro durante o dia.

Isso significa um grande planejamento. Lavar o rosto de manha compromete lavar o rosto à tardinha. Numero 2 e lavar o cabelo significa nao lavar o chao de areia. E eu começo a entender o sucesso do toalete turco...

Hoje foi um dia particularmente sofrido em relaçao a esse tema. Tive uma dor de barriga terrivel por conta de um estranhamento tardio à comida (outro tela de post), mas o que me fez chorar foi a falta d'agua. Tanto que estou aqui, acordada de madrugada porque acabei de lavar o cabelo e nao vou dormir com a cabeça molhada.

Pra conseguir tomar uma ducha fria de verdade, preciso madrugar. Jah quero agua, ai!!

Publié dans em português

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article