Minha festa

Publié le par alinemariane

Amanhã, dia 20 de outubro, é a minha festa. Não é meu aniversário, não tenho nenhum motivo para comemorar (ainda), mas c'est ma fête: é dia de Santa Adeline

agenda 2Nunca tinha ouvido falar nessa santa, que Wikipédia me informa ter sido irmã do bem-aventurado Vital (??!!), abade de Savigny (?!) e primeira abadia do monastério de beneditinos de Mortain, na Baisse Normandie. Annhh, tá.

Explico melhor: aqui na França, existe a tradição do "santo do dia". Originalmente, a tradição servia para inspirar o nome das crianças nascidas naquele dia. Ainda bem que essa tradição não continua, já que nasci no dia de Saint-Gatien, cujo feminino é o estranho Gatienne, aaff...

Atualmente, a tradição se inverteu. O "santo do dia" é como um segundo aniversário: no dia da festa do "santo padroeiro do seu nome", as pessoas te desejam "bonne fête", acompanhado ou não de uma comemoraçãozinha. Na verdade, é uma tradição tão incorporada na cultura francesa que é normal, por exemplo, que depois da previsão do tempo na TV, no jornal ou que em cada página da agenda ou do calendário indiquem o santo que se comemora naquele dia. Mesmo as pessoas não-cristãs ou sem-religião entram na tradição. Algo meio como horóscopo, sabe?
praline-rose-lyon.jpeg
Achei engraçado quando toda a família do Loic ligou e mandou presentes para ele no dia 25 de agosto, dia de Saint-Louis (Loic, ou melhor, Loïc, é Louis em bretão). Depois de muito pesquisar, minha sogra descobriu que "Aline" se comemora no dia de Sainte-Adeline, 20 de outubro, junto com os derivados Adalene, Adele, Adelia, Adelin etc. Ano passado, foi a primeira vez que "comemorei" a Santa Adeline, com direito a bolo e tudo! Festa nunca é demais, né?

Esse ano eu já tinha até esquecido dessa história. Mas a avó e a tia do Loic me mandaram cartões, balas, pralines e um cheque (!!) de presente pelos correios! Melhor que no meu aniversário, eba!!

E aí eu resolvi tirar a poeira desse blog contando isso pra vocês. Enquanto isso, encho a cara de pralines e enrolo, ops, preparo minha defesa da dissertação de mestrado, que será segunda-feira. Que a Santa Adeline me proteja!

 

>> Quer saber qual é o dia da sua festa? Digite seu nome (ou a versão francesa do seu nome) aqui.

Publié dans em português

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :

Commenter cet article

Tâmara 02/08/2012 12:48


Bom dia Aline, eu també, sou brasileira e atualmente moro em Angers!Fiquei feliz em saber  que há uma outra brasileira aqui. :)


bjo


 

Paulo 20/11/2011 16:34


29 de junho... achei que ia cair no dia do aniversário da cidade ha ha

caso me esqueçam 25/10/2011 12:14



e nao eh que a santa da aline a protegeu mesmo no mestrado? ;)



du 22/10/2011 17:48


Qual a versao francesa do meu nome? E qual meu dia? Também quero ganhar doces :)


Suely 21/10/2011 01:05



Que Santa Adeline interceda por vc, minha filha!


Parabéns,


Suely