Praline pra Aline

Publié le par alinemariane

P1060698.JPG
Meu mais novo doce preferido nao poderia ter um nome mais perfeito: PRALINE - pra mim!! Cor-de-rosa, crocante, cheiroso, ultrapassa a goiabada e quase alcança o doce-de-leite e o chocolate no meu ranking de guloseimas.

Vale uma explicaçao: aqui na França ha dois tipos de pralines. A mais comum sao amêndoas cobertas com açucar cor-de-rosa, aromatizado ou nao, que sao vendidas especialmente nas Fêtes Foraines (espécie de parques ambulantes) e em docerias especializadas; lembram aquele amendoim açucarado que a gente encontra em eventos esportivos no interior, sabe? A outra, essa que amo, é um creme feito a partir dessas amêndoas e usado pra rechear tortas, brioches e crocantes. Ah, nao confunda com o "Praliné" ou "Praline Belga", mais comum no Brasil, que é a base de chocolate (e é muito bom, também).

Essa é uma especialidade lyonnaise; enquanto em Lyon você encontra patisseries à base de praline em qualquer esquina, em Paris so achei numa doceria do 5ème e aqui em Angers as pessoas nem conhecem. Bem que os lyonnaises me avisaram!

Voltei de Lyon com um estoque. Perfeita pra esse frio, acompanhada de um chazinho de menta marroquino, posso até acreditar que inverno seja uma coisa boa.

Publié dans em português

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article
A
<br /> Hum, esse eu não conheço! Vou procurar, me deu agua na boca! Beijos!<br /> <br /> <br />
Répondre