Sobre livros, coincidências, fofocas, amigas e a Xuxa

Publié le par alinemariane

Pra variar, tenho varios posts começados na pasta Blog, todos sobre assuntos sérios e relfexoes profundas da minha parte - note bem como é a profundidade das minhas relfexoes nesse momento... Mas esse é um post de amenidades! Um post sobre livros, coincidências, fofocas, amigas e a Xuxa.

Minhas melhores amigas sao amigas de infância. Nos conhecemos la pelo inicio da década de 1990, estudamos 10 anos juntas, nos mudamos para fazer faculdade, encontrei a Cami um ano depois, moramos quatro (cinco?) anos juntas, mudança outra vez, a Sil se casa, eu mudo de pais...

Na oitava série a professora de português propos que a turma fizesse uma peça de teatro. Como éramos otimas alunas, resolvemos criar nos mesmas a nossa peça, baseada num livro de um dos nossos autores preferidos.

Eu ja tinha lido todos os livros desse autor disponiveis na biblioteca de SBO. Como contei, SBO nao tinha livraria, entao eu tinha que me contentar com a biblioteca, que eu achava otima (nao é metade de uma biblioteca de bairro de Paris). E pra piorar, tinha uma regra bizarra que até os 15 anos nos pobres leitores adolescentes nao podiamos nem entrar na seçao "de adulto". Isso me obrigou a ler e reler todo (todo!) o acervo infanto-juvenil. E isso me fez virar fa incondicional de um autor em especial: o Pedro Bandeira.

As aventuras dos Karas (sempre amei o Crânio e confesso uma invejinha da Magri), A Marca de uma Lagrima, Agora estou sozinha, Descanse em paz meu amor... O Fantastico Mistério de Feurinha parecia perfeito para nossa peça de teatro! Escrevemos o texto, montamos o cenario, ensaiamos milhares de vezes. E no final do ano, estava la: nossa peça de teatro!!

Eu era a Cinderela, Cami era a Branca de Neve, Sil era a Chapeuzinho Vermelho e tinha ainda a Maria como Rapunzel e a Dani como Feiurinha / Belezinha. Hoje eu sou "comunicologa-pedagoga em periodo sabatico", a Cami é linguista, a Sil é economista, a Maria é agrônoma e a Dani é dentista. Acho que tenho um pouco de Cinderela dentro de mim ainda...

Muito tempo depois, descobri que trabalhava com o filho do Pedro Bandeira e dai para conhecê-lo foi um passo! Acho que vou sentir a mesma coisa quando for ao show do Paul McCartney... Meu idolo!!! E é um fofo, tanto quanto os personagens do livro!!

Outra informaçao importante sobre a minha infância: como boa menina ingênua dos anos 1980, eu amava a Xuxa. So assistia ao finzinho dos programas, porque sempre fui à escola pela manha, mas adorava! Tinha todos os discos de vinil, sabia (ops, sei) as coreografias e as letras das musicas, tive bonecas, sandalias, cintos e roupas da Xuxa. Nao que eu ainda seja fa, mas nao consigo demoniza-la como todo mundo faz. Nao consigo achar que ela é a causa de todos os problemas da infância, sexualizaçao precoce, consumismo etc. Acho que ela, a personagem Xuxa, é mais vitima de tudo isso do que eu.

Enfim, eis que coisas bem distintas da infância se encontram e a Xuxa faz um filme do mesmo livro que eu e minhas amigas fizemos uma peça de teatro na escola! E a Feiurinha (que, pelo menos no livro e na nossa peça, so aparece no final) é ninguém menos que a Sasha, a filha que teve seus primeiros minutos de vida em 10 minutos do Jornal Nacional!

Ok, mas e dai? Acontece que o Pedro Bandeira, escritor fofissimo e sincerissimo, falou que a pobre menina nao tem talento. E depois, como escritor fofissimo que é, teve que se explicar aqui e aqui. Porque, afinal, a menina pode nao ter o que a gente costumava chamar de talento, mas ela é famosa, apareceu em 10 minutos do Jornal Nacional quando nasceu!! Esse é o talento deste século!!

Nao é o nosso talento de Melissinha transparente para sapatinho de cristal da Cinderela, nem o chapeu encapado de tecido da Chapeuzinho Vermelho ou a Rapunzel com dorrr de cabeça (leia-se com o super-natural sotaque de Piracicaba da Maria)... Momento nostalgia...

O melhor de tudo isso é que vi no teaser que a Chapeuzinho Vermelho é a cara da Sil!!! Fala sério, a Tizuka Yamasaki viu a nossa peça de teatro, porque escolher uma Chapeuzinho tao parecida com a minha amiga e tao diferente dos livros?? E, falando em coincidências, a Sil e eu poderemos comemorar aniversario de casamento juntas, como as personagens do livro! Haja Jung pra explicar tantas coincidências! Ops, a Chapeuzinho nao estava casada com o Principe Encantado, né?! Mas tudo bem. Branca de Neve, ou melhor, Cami, 2010 é com você!

PS: Tudo isso daria uma reflexao séria sobre fama, talento, crianças e TV. Mas deixo a reflexao pra vocês.

Publié dans em português

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article
L
<br /> "Agora estou sozinha" é excelente! Logo depois que o li procurei desesperadamente por Hamlet que é, até hoje, meu livro favorito!<br /> E sobre a Xuxa, eu tb só via o final do programa. Não cheguei a ter todos os discos e nunca me preocupei com as coreografias, mas também não consigo demoniza-la... Se bem que, analisando<br /> por outro ângulo... Será que foi por eu assistir o programa dela que acabei me desviando sexualmente? Coincidência... ^^<br /> <br /> <br />
Répondre
A
<br /> Eu tbm li toda a coleção dos karas e era fã do Pedro Bandeira! Parece que agora ele esceve livros adultos, mas eu nunca li. Bom, peça de teatro nunca fiz não, hehehe!<br /> <br /> Mas o que tem amanhã, heim?? Tbm quero!<br /> <br /> <br />
Répondre
L
<br /> eh amanha. amanha. nossa. socorro. sera que conseguiremos? =~<br /> <br /> boa sorte a nos! :D<br /> <br /> <br />
Répondre
L
<br /> que legal! tambem li a droga da obediencia! adorava, queria meu proprio grupo super cool... mas eu soh tinha amigo leso :D<br /> <br /> ah, e eu consigo demonizar a xuxa :)<br /> <br /> <br />
Répondre
M
<br /> <br /> hahahhah - EU TAMBéM LI TODAS AS AVENTURAS DOS KARAS!!! A marca de uma lagrima eu li incriveis 17 vezes!!! e também montei uma peça de teatro por livre e espontânea iniciativa - Cinderela - qdo<br /> tinha onze anos. Além de adaptar o conto e dirigir, interpretei a fada madrinha...hhehe<br /> Qto à Xuxa, não chego a dizer que a musica dela ao contrario é a voz de Satã, nem que a boneca dela era assassina, mas q ela é uma péssima referência artistica, ah, isso não ha como negar! Ela<br /> não canta, mia. Ela é péssima atriz, todos os personagens que ela faz são cariocas, ja percebeu??? e outra coisa que me irrita profundamente: a lavagem cerebral catolica que ela faz nos<br /> "baixinhos"!!! é papai do céu pra ca, o cara la de cima pra la, ai como isso me irrita!!! acho que o problema maior é que os pais e muitos professores de ensino infantil se contentam com os<br /> "produtos" da Xuxa e nem procuram outras referências para oferecerem para as crianças!! Isso é muito prejudicial do ponto de vista da educação artistica: as crianças crescel achando que aquilo é<br /> que é musica e que aquilo é interpretar!<br /> <br /> Mas levante a mão quem passou incolume nos anos oitenta! eu mesma dancei ilari-lari-iê na aula de dança e em publico!!! hahhahahhahah<br /> <br /> <br /> <br />
Répondre