Política, mídia e sorte

Publié le par alinemariane

Pra começar, vale dizer que eu votei no Lula nos dois turnos nas duas ultimas eleiçoes pra presidente - as quais ele ganhou e também foram as unicas em que eu votei pra presidente. Isso nao quer dizer que concordo com tudo o que o atual governo tem feito nem que eu ache o Lula o salvador da patria - apesar de concordar com o Obama que ele é o cara!

The-Economist-Brazil-Takes-Off.jpgFora da terrinha desde janeiro, eu me assustei com os primeiros elogios ao Brasil: como assim, os gringos também acham que o Brasil é o pais do futuro?! Eu sempre achei o Brasil o maximo, mas eu sou brasileira, nao conta...

Fiquei espantada com as pessoas que conheciam o Lula e sua historia ja que eu so relacionava o Sarkozy à Carla Bruni e nem sabia quem era o presidente do Senegal, e olha que ele esta la faz quase 10 anos... Batia aquele orgulho imenso de comentar que o presidente é um ex-operario. Se eu ja era convicta de que quero morar no Brasil, os franceses e senegaleses so me ajudaram a confirmar.

Nao da pra negar a responsabilidade da midia estrangeira nessa visao positiva - ou seria o inverso? Além das tradicionais e irritantes matérias sobre Carnaval, belezas naturais e a beleza artificial das brasileiras, fala-se bem do Lula e do PAC, da Copa em 2014, do Rio 2016, do crescimento econômico, do etanol.

capa_veja_mensalao_dem.jpgSempre leio a Folha Online, às vezes o Estadao e alguns blogs de politica e economia. Isso deveria ter me preparado (ou lembrado?) da opiniao negativa dos brasileiros sobre o proprio pais. Mas nao. Levei um susto ao voltar a ler a FSP impressa, a Veja e Exame e a assistir à Globo e Globo News.

Nem falo dos negativos de plantao Diogo Mainardi, Reinaldo Azevedo e Arnaldo Jabor e seus seguidores, pois a direita adora copiar o que eles falam (nao vou colocar links), que estao convictos que até o terremoto no Haiti é culpa do Lula. Mas, gente, qual a razao para tanto pessimismo, por que a midia diz que o governo Lula e e o proprio sao horriveis enquanto o resto do mundo diz o contrario?

O que me da um pouco de alivio é conversar com as pessoas no dia a dia. Ver que pessoas como meu pai, que votou no Collor e depois no so no PSDB, acharem que o governo vai bem, que foi sorte, um bom contexto, mas vai bem. Os anti-Lula de plantao adoram dizer que foi sorte, mas fico feliz que admitam que nao esta um horror. Pensamentos positivos atraem fatos positivos. Ou sorte.

Publié dans em português

Commenter cet article

Amanda 21/01/2010 12:33


Os direitistas podem ter a opiniao que quiserem, mas tem que encarar as estatisticas dizendo que sim, o governo Lula diminuiu as desigualdades sociais, melhorou a economia, as relaçoes
internacionais, etc etc etc. Eles até tentam manipular os numeros, jogar a culpa de todas as mazela em cima do presidente "analfabeto" (opa, isso me lembra o Boris Casoy humilhando os lixeiros),
mas deve ser dificil pra eles engolir que apesar de toda esse panfletismo midiatico, o Lula tem 80% de aprovacao nacional. E os 20% que se danem!


Marina 21/01/2010 12:26


Oi Aline, ha pouco tempo descobri seu blog e pra mim é incrivel pq qnd decidi vir pra França eu queria cursar um mestrado q me permitiria fazer um estagio na Africa pq eu sempre quis trabalhar la,
em alguma ONG. Outro dia eu enviei um e-mail via blog, não sei se vc chegou à receber. Queria saber se vc pode me dar alguma dica em relação às ONGs.
Em relação ao seu post, eu tb quero morar no Brasil, mas não agora. O pais esta se desenvolvendo so que ainda tem muita coisa errada. Não sou egoista e não penso em voltar apenas quando a casa
estiver em ordem, mas sim pq eu gostaria de adquirir experiências internacionais que se possivel eu aplicaria no nosso pais!