Notas de uma aprendiz de poliglota ou o caso da "bunda"

Publié le par alinemariane

sonic.jpgAté meus 10 anos eu so conhecia o português como idioma. Até que ganhei meu primeiro video-game (um Mega Drive com Sonic 2) e a lingua inglesa entrou na minha vida. Na escola, so comecei a ter aulas de inglês a partir da 7a. série, num desses lapsos de curriculo do governo estadual.

Sabe como é que é, idioma que se aprende depois dos 7 anos nao se aprende realmente direito. Apesar de ter a sensaçao de ter estudado inglês a vida toda, nao tenho a menor segurança. Apesar de falar, ler e escutar francês por mais de um ano (e ter conseguido o Delf B2 com 88 pontos e o TCF C1 com 600, uhu!), também nao me sinto francofona.

E o que dizer do raso aprendisado de wolof, bambara e kiswahili, linguas faladas no Senegal, Mali e Quênia? Eu bem que me esforço, mas acabo so sabendo algumas frases feitas...

Um novo idioma sempre traz descobertas e, acredite, pode ser muito engraçado. Como sair do aeroporto e dar de cara com um cartaz gigante assim:

bunda_big.jpg

 

Nao conseguia controlar meu riso vendo as propagandas na TV, no radio (que cantava "Bunda, bunda, bunda za") e nos cartazes em todos os lugares.

P1080801.JPG


Alguém me disse em algum momento que a palavra bunda foi inserida na lingua portuguesa por influência africana; sao os brasileiros que a utilizam e mesmo em Portugal nao é muito frequente. Mas nao sei se é verdade (Cris, você sabe?!). So sei que em kiswahili, essa propaganda nao mistura bunda e celular.

"Bunda" em kiswahili é maço ou um monte de dinheiro. Foram os alunos da oitava série que me contaram, vejam o livro deles:

P1080802.JPG

 

Fica a dica para os gerentes de marketing: verifique se o nome do seu novo produto nao significa uma coisa engraçada num outro idioma. Com o Google, é facil de fazer!

 

Hmpf, escrever bunda no blog vai trazer um monte de perdidos pelos motores de busca...

Publié dans em português

Commenter cet article

Bel Butcher 02/06/2010 13:01



Excelente! Cada um tem a bunda que merece!



Helena 28/05/2010 22:51



Vim aqui porque lembrei de ti ao ver essa notícia: a TV5 Monde lançou uma webtv consacrada à África. Ainda não analisei o conteúdo, mas parece uma boa ideia: http://www.tv5.org/TV5Site/afrique/


Bisous et bonne route!



Sarah 28/05/2010 01:27



Hahahahahahaha, ótimo!!!!!!!!!!!!!