Muito otimismo para você!

Publié le par alinemariane

Ano novo, momento de fazer novos planos e de renovar as energias. Apesar de achar meio besta, confesso um certo alívio sobre esse sentimento de recomeço, afinal, como diria o rei Roberto, "daqui pra frente, tudo vai ser diferente..."

>> Obs: Passei a virada muito bem acompanhada com Luci e Amanda. Precisava muito das boas vibrações dessas meninas  e seus respectivos amoureux, amei! <<

Se esse clima de otimismo de início de ano é claro para mim, não é para os franceses. A merecida fama de resmungões acaba de ganhar apoio de uma pesquisa de opinião: a França é campeã mundial do pessimismo.

 

pessimisme

 

Segundo uma sondagem BVA-Gallup, 61% dos franceses acham que 2011 será um ano de dificuldades econômicas, contra uma média de 28% no mundo todo.

Tinha o palpite que os brasileiros eram os grandes responsáveis por essa média mundial baixa. Na verdade os mais otimistas são os vietinamitas, mas a pesquisa reconhece uma divisão entre países em desenvolvimento otimistas e países desenvolvidos pessimistas. Pois é, economia é uma simples (?) questão de ponto de partida.

Entre os franceses, 37% acham que sua situação pessoal vai piorar em 2011. Nem os habitantes de países em guerra como o Afeganistão e o Iraque pensam assim! E 67% acham que o desemprego vai aumentar. Bem, se depender de mim, continuo com a minha vida boa de estudante...

Vivi esse pessimismo na pele nessas duas semanas em Lyon. Verdade que as coisas não vão bem para a belle-famille (prova que situação econômica não tem muito a ver com ir bem...), mas se simplesmente se escuta o que dizem, tem-se a impressão que vai tudo muito pior. Tenho que respirar fundo para não me deixar invadir por uma onda de energias negativas, tristeza, mágoa e rancor...

Ainda bem que eu tenho meu cherido, minha família-linda-fofa (que fez festa no meu niver) e muita fé para manter a serenidade, o sorriso (graças aos meus dentes grandes!) e o otimismo na família nova.

E amigas-de-blog para cantar All you need is love nos primeiros segundos de 2011.

Muito otimismo em 2011 para vocês!

Publié dans em português

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :
Commenter cet article
M
<br /> <br /> Eita, que povo mala! Hehehe! Acho que o resultado dessa pesquisa já era de se esperar...<br /> <br /> Que legal que vocês passaram o ano novo juntas! Cadê as fotos? Não tem no blog de ninguém!<br /> <br /> Feliz 2011 pra você e pro Loïc!<br /> <br /> beijos <br /> <br /> <br /> <br />
Répondre
C
<br /> <br /> eu vi essa materia hoje de manha haha por que ela nao me surpreende? adorei a tirinha! <br /> <br /> <br /> eh como tu falasse: a gente passa a acreditar em "energia" quando tah perto de alguem que soh reclama. por isso que meu reveillon foi tao bom, rapaz, tao positivo! nao lembro da gente ter ficado<br /> choramingando sobre a vida. :)<br /> <br /> <br /> se bem que as criticas foram a mil hahahahaha<br /> <br /> <br /> <br />
Répondre
A
<br /> <br /> Tbm adorei o ano novo!!! Como ja disse umas trezentas mil vezes, alias. Não sabia que os franceses eram os mais pessimistas, mas confesso que desconfiava. :) A sua frase faz total sentido: tudo<br /> depende do ponto de partida. O que esta bom tem poucas chances de ficar muito melhor. E quem vai mal precisa de uma razão pra continuar vivendo, senão, pra que lutar tanto? Beijo!!<br /> <br /> <br /> <br />
Répondre