Eleiçoes, anh?

Publié le par alinemariane

eleicoes-franca.jpgOntem aqui na França foi dia do primeiro turno das eleiçoes regionais. Bah, grande coisa.

Pra começar, eu nao tenho direito a voto, claro. Entao concentrei minhas energias no grande desafio de convencer o Loic a votar. Acredita que o cherido, no longo dos seus 27 anos, NUNCA votou?!!!! E, claro, ele TEM direito!

O voto em terras francesas é um direito, mas nao uma obrigaçao. Ou seja, nao é obrigatorio ir votar em dia de eleiçao, nao é exigida nenhuma justificativa nem se cobra comprovante algum. Resultado? Muita, mas muita gente nao vota. As eleiçoes de ontem sao um bom exemplo: abstençao de 53,65%. Mais da metade dos franceses simplesmente nao foram votar! Loic entre eles.

As eleiçoes por aqui sao muito diferentes. Muito sem-graça, diria. Nao sei se o voto nao-obrigatorio é causa ou conseqüência, mas é fato que é muito facil simplesmente esquecer que ha eleiçoes. Nao tem propaganda na TV, so alguns debates bem formais. Na rua, alguns cartazes A3, colados uns sobre os outros, em lugares bem determinados. So recebi na minha caixa de correio uma propaganda impressa de um candidato. Como regra, o proprio equivalente ao tribunal eleitoral envia por correio para cada eleitor um pacote de publicidade de cada partido, todas em A4 padronizado.

resultado-eleicoes.jpgLi todas as propagandas dos candidatos da regiao Pays de la Loire, entrei nos sites dos candidatos que tinham sites, pesquisei o que os jornais diziam deles, a historia dos partidios e escolhi meu time preferido, ja que se vota em partidos e nao em pessoas. Dois segundos bastaram pra convencer o Loic "Se você achou bom, deve ser bom mesmo". Bfhh...

So que nao prestei atençao num detalhe importante: qual era a data das eleiçoes. Ja estavamos em Lyon quando me liguei! Grrr! Tanto trabalho para convencê-lo a transferir o titulo de eleitor para Angers e, no dia das eleiçoes, a gente esta em Lyon!! Loic continua sem nunca ter votado! Bem, pelo menos havia os meus sogros para acompanhar.

logo front national1Li correndo as propagandas dos candidatos da regiao Rhône-Alpes, onde fica Lyon, e nao gostei da escolha dos meus sogros. Bem, pelo menos nao era o Front National, que prega bizarrices como "acabar com a imigraçao" e "proibir a construçao de mesquitas"... Fui com eles até a escola onde votam. Vazio. Duas mesarias praticamente dormiam. Ninguém na rua, nenhum papelzinho para indecisos. Nada em nenhum lugar fazia lembrar que era dia de eleiçoes.

Em 2008, Loic estava no Brasil no periodo das eleiçoes e agora entendo porque ele achou tao estranho os caminhoes de som, a panfletagem e as filas para votar. Isso nao existe por aqui...

Acompanhei a apuraçao pelo radio, foi bem rapidinho, o que nao é dificil com tao poucos eleitores. O segundo turno acontece no proximo domingo, espero que seja mais animadinho - e isso nao vai depender do Loic, que vai estar no Sudao.

Urna_eletronica.jpegAdoro eleiçoes no Brasil! Gosto de ver a propaganda politica na TV, de colecionar folhetinhos, de assistir aos debates. Ainda sei de cor varias musiquinhas, desde as eleiçoes de 1989. Meu exagero chega no ponto de amar ser presidente de seçao e de levar super a sério esse trabalho compulsorio durante todo um domingo à tarde... Doida, né?

Nao tenho uma opiniao muito solida sobre a obrigatoriedade do voto no Brasil. Por um lado acho que deveria ser livre, por outro temo que as minorias continuem sem voz. Agora temo ainda que se torne esse marasmo que é por aqui...

Essa semana vou ao consulado em Paris para me registrar e poder votar em outubro. Viajo quase 300km, mas nao deixo de votar pra presidente! Nao é o maximo que uma mulher tenha chances de ser eleita presidentA do Brasil?! Nao posso ficar fora dessa!!

Publié dans em português

Commenter cet article

Maíra 18/03/2010 18:24


Eu li que essa última votação teve um nível absurdo de absenteísmo... engraçado que eu não imaginava isso dos franceses; eles falam tanto de política, sempre têm uma opinião sobre tudo, e na hora
de expressar a opinião política de verdade, não comparecem...

Agora, gostar de ser presidente de seção eu acho ou pouco maluquice :-)


Amanda 16/03/2010 22:31


Mas essa eleiçao é desanimadinha porque não é tão importante. Como a França não é um pais federativo como o Brasil, as regiões não decidem muita coisa. A ultima eleição presidencial so teve 16% de
abstenção, um pouco mais do que no Brasil, que é obrigatorio. Também não sei direito se sou contra ou a favor do voto obrigatorio no Brasil... Sera que o Lula teria sido eleito?