Canelada fora dos padrões
E na França eu virei gorda. Não, não estou falando dos 4kg a mais, "bem" distribuídos entre os joelhos e o umbigo. Eu já era gorda antes disso.
Na verdade me falta uma expressão, não é exatamente gordo que eu quero dizer. Trata-se simplesmente da relação altura e largura das pessoas, da composição corpórea. Longe de mim qualquer julgamento estético!
Acontece que eu sou redonda enquanto as francesas são finas. Isso explica uma dificuldade enorme de achar calça jeans, que ficam apertadas e largas ao mesmo tempo.
Inverno passado, comprei uma bota. Rodei Angers para achar uma bota que eu gostasse, cujo preço fosse acessível e... que fechasse na minha canela!
Aí então eu notei que as francesas são aparentemente mais magras e têm, normalmente, a canela fina. Reparava as botas sobrando propositalmente. Descobri até que existe botas "gros mollets", ou seja, bota para canela grossa!!
Ter canelas finas é visto como um grave defeito na minha família. Várias das minhas tias, primas e a minha mãe morrem de complexo de suas canelinhas. Sofrem chacotas. Cresci achando que era uma sortuda de ter canelas grossas...
Minha tia diz, para se desculpar, que canela grossa é marca de pessoas preguiçosas. Segundo ela, a grossura da canela era critério para se escolher escravos trabalhadores antigamente.
Aqui na França, a situação se inverteu. O que era uma qualidade, virou um defeito. Comentei da minha "saga" para achar uma nova bota com uma coleguinha e ela me apresentou uma amiga "que tem o mesmo problema". Situação meio Alcólicos Anônimos...
A tal menina é uma verdadeira traumatizada! Ela me presentou meias compressoras, cremes e exercícios para afinar a canela e vive me convidando para os fóruns de discussão sobre soluções para esse "problema".
Tudo isso me faz ficar ainda mais revoltada com a pressão de padrões estéticos. Que padrão? A canela fina que é feia no Brasil é bonita na França!
Ainda não achei uma bota nova que entre nos meus três critérios, principalmente na minha canela. Tudo bem. A primavera vai chegar logo, espero.