Guia PSM - Medo de doenças

Publié le par alinemariane

Nao estou falando em hipocondria, mas dum temor mais que natural de ficar doente, esse mesmo que leva a gente a tomar vacina ou nao comer coisa estragada.

Malaria
Meu principal medo antes de partir para a Africa. Ao pesquisar sobre os meios preventivos, vi que existe uma contradiçao entre as recomendaçoes de saude publica europeias (francesas, especialmente) e brasileiras. Enquanto o governo francês altamente recomenda o uso de medicamentos preventivos, o governo brasileiro recomenda o contrario. Seria porque essa doença atinge também varias areas do Brasil e, ao recomendar tal tratamento para os viajantes, o governo seria obrigado a oferecer à populaçao afetada? Nao sei.


Regioes de malaria endêmica

A malaria deveria ser uma vergonha para a humanidade. Causada por um protozoario, transmitida por um mosquito, a doença infecciosa que mais mata no mundo em desenvolvimento (bem mais que a Aids, por exemplo) ja deveria ter uma vacina, um tratamento eficaz ou uma profilaxia eficiente, nao?

Todas as pessoas que conheci aqui ja tiveram malaria. TODAS. O Loic ja teve malaria. Inumeros conhecidos tiveram crises nesses três meses (pra quem nao conhece, uma vez contaminada, a pessoa tem crises recorrentes). Soube de uma morte de adulto e uma morte de bebê, pois a doença é geralmente fatal para os pequenos. Ter crise de malaria para os senegaleses é tao comum quanto pra gente é ter um resfriado. Geralmente nao tomam nada, pois os medicamentos sao caros. So ficam de repouso, ja que os sintomas incluem uma febre altissima que impossibilita a pessoa de levantar da cama! Hospital, so em casos urgentissimos de desidrataçao ou convulsoes.

Mas enfim, nao existe vacina contra a malaria e o tratamento preventivo tem eficacia em torno dos 60%, além de provocar efeitos colaterais. E eu, como nao queria passar 3 meses tomando remédios fortes, optei por me prevenir do mosquito e nao do protozoario. Sigo, entao, as dicas ja foram citadas - e sao repetidas ao cansaço na TV e no radio nessa época de chuvas: mosquiteiros, repelentes, calça comprida, portas fechadas.

Interessante que, diferentemente das campanhas contra a dengue no Brasil, no Senegal nao se fala em impedir os criadouros do mosquito. Ha até um "Teleton" para arrecadar dinheiro para doaçao de mosquiteiros e de remédios. Talvez porque limpar as ruas e as casas para evitar a agua parada seja tarefa que de tao dificil pareça impossivel...



Problemas digestivos
Coloco aqui todas as infecçoes intestinais e estomacais, causadas por bactérias, vermes, protozoarios, virus, areia, caroços, condimentos etc.

Acho que eu tive tudo, inumeras vezes,a ponto de começar a ter pesadelos com comida, como ja comentei.

- a estratégia de comer de tudo "para se acostumar" nao é necessariamente verdade. Seu corpo pode se rebelar e reagir de maneira severa, como o meu. Respeite-se antes de tudo, ser forte e flexivel também é reconhecer que tem fraquezas e que nao consegue comer um prato de peixe fedido e cheio de areia!
- manga, mamao e melancia sao grandes aliados! Nao pense que por serem digestivos vao piorar a dor de barriga. Ao contrario: sao fontes seguras de agua e vitaminas
- é muito dificil controlar a agua que você bebe, mas isso é muito importante. Se a agua da torneira ja deixa um cheiro ruim na pele, imagina o que nao causa estômago a dentro?!
- sempre recuse se oferecerem agua, por mais que esteja com sede e que isso seja indelicado
- prefira refrigerante e sucos industrializados. A exceçao é o suco de bissap, que é feito como infusao, ou seja, é obrigatorio ferver a agua. E é uma delicia!!
- nunca peça gelo. Ele pode ter um gosto estranho ou conter um inseto congelado - duas coisas que ja me aconteceram...
- cuidado também com o ovo. é quase regra encontrar casca de ovo na omelete e no bolinho de padaria
- faça provisoes de agua para o banheiro considerando sempre o pior. O pior é a regra

O prazer em comer um macarrao carbonara ou um muffin de chocolate vai ser bem maior depois de tudo isso, eu garanto!!

Publié dans em português

Commenter cet article

Mariana 17/09/2009 11:05

Aline, doença trasmitida por mosquito é mesmo uma preocupação a mais!!!Imagina uma doença como a malaria!!! Ainda bem que vc conseguiu se livrar dessa!bjus!!ps: a gente se vê no encontro de blogs então?? 

luci 17/09/2009 10:09

li os dois ultimos posts agora e, se ja nao disse isso, vou dizer agora: você é minha heroina. puta merda. a descrição do que tu faz das coisas é muito bizarra! eu nunca imaginaria que o pais é assim... então, eu gostaria depois, fica a dica, que tu fizesse um post com as coisas que tu mais gosta em dakar. tou curiosa!

Paulo Muzio 16/09/2009 22:16

Se você quer ver um post sobre o Patrick Swayze, que tal visitar o Obituário Maluco ?