Guia PSM: Medo de animais II

Publié le par alinemariane

Répteis e Anfibios

Continuando com o meu Guia Perca Seus Medos - E seja uma pessoa feliz!, tratarei de outras categorias de animais, nao menos amendrontadores que os terriveis insetos: os répteis e anfibios.

Nao, nao vou falar de crocodilos ou jacarés, porque nao vi nada muito grande por aqui. Também nao vou falar de sapos, ras e pererecas, que sei que existe so por conta do barulho. Fico com as cobras e lagartos.

Lagartos e lagartixas
Esses mini-jacarés sao até simpaticos e bonitinhos, se você olhar bem. Mas nao é agradavel dar de cara com um desses em locais nao protegidos, como o banheiro, a piscina ou na sua cama (pois é, vi um lagarto saindo de baixo do lençol enquanto o Loic ainda dormia...)
- as lagartixas, apesar de nao serem aquelas pequenas e transparentes que a gente vê no Brasil, alimentam-se das moscas e mosquitos. Entao é melhor que elas continuem la grudadas na parede. Elas nao caem, a nao ser que você as assuste
- colocar alguma coisa vedando a porta (espuma, pano, madeira) impede os lagartos de entrarem em casa. Mas nao impde que fiquemna calçada, no muro, na rua...



<< Eu que tirei essa foto, por isso esta assim de longe. Preciso dizer que nao entrei nessa piscina?








Cobras
Esse é um medo generalizado aqui também, entao esses répteis sao bem visados e raramente você encontra - geralmente, alguém ja matou antes. Em Dakar mesmo, nao vi nenhuma, so em Saint-Louis. Mas ainda assim vale dicas:
- nao pergunte se ha cobras por ali, a resposta vai ser sempre positiva
-se vir uma, também nao pergunte se é venenosa ou nao, pois a resposta também vai ser sempre positiva
- em compensaçao, aquele bicho esquisitissimo que a gente chama de "cobra d'agua" ou "cobra cega", que na verdade é um anfibio bizarro (e eu poderia jurar que seria parente da minhoca) tem aos montes do lado sujo da praia e às vezes pega carona na canalizaçao e aparece no ralo ou no toalete turco, à noite. Por isso a dica de iluminar bem e dar alguns chutes vale para essa peste também. Ou melhor ainda: fuja do toalete turco à noite!!

Publié dans em português

Commenter cet article

luci 11/09/2009 13:44

hahahaha mini-jacarés é foda. e eu achava que era exagerada quando chamava as muriçocas de joão pessoa de galinhas. mas rapaz, que coisa horrivel! cobras venenosas. séeerio, me diga que você tah superaliviada de voltar à frança. eu não lembro de ter lido nada até aqui que me fizesse pensar "como eu gostaria de morar em dakar!". bom, claro, a coisa de conhecer outra cultura (e uma cultura tão diferente) é impagavel. realmente. mas eu não conseguiria ser tão distante como tu é nos teus posts das coisas que acontecem. parece uma antropologa falando, analisando cada coisa de forma tranquila. eu surto soh de ler os posts, imagine viver isso!   ah, se loic é de lyon, quem tem que mostrar a cidade aqui a alguém são vocês a mim! eu não costumo andar muito sozinha em lyon, o que dificulta meu conhecimento sobre a cidade, porque quando eu dobro um quarteirão duas vezes, ja vejo que tou perdida. senso de localização maravilhoso =~