Qual a sua idade?

Publié le par alinemariane

Qual a sua idade? Normalmente, essa pergunta tem apenas uma resposta, certo?! Para os senegaleses, tem varias. Isso porque é muito facil trocar de idade por aqui. E às vezes é mesmo necessario.

A maior parte das pessoas que eu conheço tem varias idades e divertem-se em contar: "Eu nasci em 1982, mas para meu registro de escola, nasci em 1984 e no registro de trabalho em 1981". Ou ainda: "Minha mae diz que eu nasci em 1979, mas como ela so me registrou em 1981, eu tenho 28 anos".

Primeiro parêntese:
O Senegal também sofre desse problema horrivel de falta de registro das crianças que nascem, como o Brasil. Apesar de aqui o registro nao ser privado e pago, como no Brasil, muitas crianças nao recebem documentos por causa da distância entre os vilarejos e a prefeitura mais proxima ou por ignorância dos pais, que também nao têm documentos.

Segundo parêntese:
Ja comentei que a taxa de alfabetizaçao por aqui nao alcança os 30%. Entre os varios indicios que mostram que a educaçao nao é prioridade, os limites de idades sao um dos mais gritantes. Existe limite de idade para todas as séries: para entrar no equivalente à nossa 1a. série, os limites sao entre 7 e 10 anos e, no geral, as crianças entram com 10 anos mesmo; para o nosso Ensino Médio, o limite é 18 anos, ou seja, se você entrou na escola com 10 anos, você so chega no Ensino Médio se nao perdeu nenhum ano no meio do caminho, o que é raro. Para fazer o Bac, uma prova que te da o direito de cursar a faculdade, o limite maximo é 23 anos. Se eu quisesse fazer mestrado aqui, teria que entrar esse ano, pois o limite sao 26 anos - veja so, quem entrou na faculdade com 23, nao pode fazer mestrado.

Terceiro parêntese:
Na tentativa de limitar as unioes arranjadas, o casamento civil passou a ter o limite minimo de idade de 18 anos para os dois sexos. Ou seja, ninguém pode se casar antes dessa idade, nem com permissao dos pais - o que é possivel no Brasil. Numa tentativa furada de acabar com o trabalho infantil, so é permitido empregar trabalhadores com mais de 18 anos. Antes dessa idade, so como aprendiz - como no Brasil, apesar que mesmo para aprendiz, no Brasil ha o limite de 16 anos, coisa que nao ha por aqui. Isso nao é de todo ruim para o empregador, pois os aprendizes nao recebem salario...


Ninguém sabe a idade do atual presidente, Abdoulaye Wade. Ele proprio nao diz, mas os sites oficiais indicam que ele nasceu em 1926. Os jornais sempre aparecem com um novo documento, com idades que variam de 70 a 90 anos. Eu acho que ele tem mais que isso...


Uma conhecida trocou a idade de 14 para 7 anos, para poder entrar na escola. Todo mundo sabe que crianças de 7 e adolescentes de 14 sao muito diferentes, mas ninguém achou estranho, pois é uma pratica relativamente comum. Uma outra nao quer trocar de idade e por isso esta se inscrevendo em faculdades em outros paises. Outra por fim me confessou ter três anos a menos do que dizia e que teve os documentos trocados para poder se casar aos 18 anos quando na verdade tinha 15. Na carpintaria aqui da esquina, todos os trabalhadores têm 16 anos, mesmo que uns sejam encorpados e barbados, por determinaçao do carpinteiro-chefe, claro.

Sempre escuto que tenho cara de mais nova, mas por aqui isso nao aconteceu. Ninguém leva a idade a sério...

Publié dans em português

Commenter cet article

Raiza 31/08/2009 02:58

Que bizarro isso tudo.Pelo menos o Brasil já deu um passo a frente nessa questão,pois agora os registros de nascimentos são gratuitos e em algumas cidades distantes,de tempos em tempos aparece um tipo de "cartório ambulante",os funcionários do cartório vão de carro ou barco para registrar crianças e adultos.

mariana 29/08/2009 22:28

gente!!! Como é que os professores e os médicos fazem??? A idade é um fator super definidor tanto no trabalho de um quanto no de outro... que rolo não deve ser!! Qto à idade minima para o casamento, concordo com o principio! Fiquei pasma qdo vi aqui na tv francesa o depoimento da menina afegã (?) divorciada aos 10 anos de um homem uns vinte anos mais velho que ela... isso é um absurdo total! Ah, e se o presidente tem 90 anos ele esta para la de enxuto, deve dormir no formol!!!bjuus! 

Cristiane 29/08/2009 13:16

Olá, conheci seu blog via blog da Amanda e gostei muito! Vou adicionar, tá? Ah, qd tiver um tempinho passa lá no meu. ;)http://notaslusitanas.blogspot.com/

Mary 28/08/2009 16:21

Nossa, Line, às vezes parece que você não foi pra outro país, e sim para outro planeta. Que coisa essa de ter várias idades! E que terrível essa coisa de limite de idades...