Sorria!

Publié le par alinemariane


Alguém me disse uma vez que os dentes sao o cartao de visita da pessoa, a primeira impressao. Uma pessoa sorridente com dentes bonitos acaba ficando mais bonita, nao?!

Uma das coisas que mais me chamou a atençao na primeira temporada na Europa foi o péssimo estado dos dentes das pessoas em geral. Nao sou de reparar, mas em Dublin nao tinha um dia em que eu nao me assustava ao olhar de longe a boca de alguém. Tinha amigos brasileiros que faziam apostas pra ver quem encontrava uma irish com belos dentes.

Comprei uma escova de dentes em Paris e qual nao foi o meu susto quando li a recomendaçao super saudavel de "escove os dentes duas vezes ao dia". Duas!!! Cresci ouvindo que deveria ser ao menos quatro!! Soube que ir ao dentista é muito caro, mas mesmo assim, nao justifica que no geral, a estética dos dentes nao seja das melhores...

Ou talvez no Brasil é que isso seja uma neurose. Eu nao usei aparelho ortodôntico, mas sou exceçao: meus dois irmaos usaram, no ensino médio praticamente todos os colegas, acho que todos os meus primos mais novos.

Ja aqui em Dakar, é incrivel como as pessoas têm dentes muito bonitos. Pode ser que seja genético, tipico dos negros (boa pele, bons musculos, bons dentes... quer mais?), pode ser a alimentaçao (que pode nao ser um exemplo de saudavel, mas no minimo é bem diferente), pode ser o cuidado. Nao sei. O que sei é que, no geral, as pessoas sao bem sorridentes e é muito agradavel ver tantos sorrisos bonitos.

Pessoas limpando os dentes é cena corriqueira, nao importa onde. Bem, nao espere as mesmas regras de higiene bucal, claro. Falta agua e escovas e pastas de dente sao de qualidade duvidosa, nao muito diferente dos cosméticos. Para limpar os dentes, os senegaleses usam, geralmente, galhos de plantas especificas, bem cortadinhos e lixados. Você encontra vendedores dessas "escovas de dente" naturais em todos os lugares, com os tais gravetinhos bem classificados em tipos e tamanhos. Esses gravetos sao usados para esfregar os dentes ou para ficar mastigando, mesmo, pois têm "sabores" diferentes e, segundo os vendedores, propriedades limpantes.

A escovaçao com os gravetos têm ainda a versao "moderna": palito de dente. Estao presentes apos todas as refeiçoes, ah se a Danuza Leao fica sabendo disso... Se nao tem palito de dente, vai palito de fosforo, mesmo. As pessoas podem ficar mastigando os palitos horas, assim como os gravetos. Fiapinho de madeira na boca? Pode cuspir no chao - seja o chao da sala de visitas, do escritorio ou do ônibus. So tome cuidado com a pessoa do seu lado, pois ela pode nao gostar de cusparadas, como é o meu caso, hehe.
 
Segundo a minha experiência, acho os senegaleses mais sorridentes que os brasileiros. E muito, muito, muito mais sorridentes que os franceses. Talvez seja so uma questao de dentes.

Publié dans em português

Commenter cet article

Cristiane 29/08/2009 13:12

Tb estranhei (e ainda estranho) o desleixo que os portugueses têm com os dentes. Mas tb rodei alguns países da Europa e onde vi os piores sorisos foi aqui. hehe Nossa, cada coisa...

Mary 26/08/2009 18:45

Adorei!Gente, que engraçado isso de escovar os dentes com gravetos e cuspir no chão, mesmo que seja o da sala!E realmente, lembro que o Cire tem um sorriso lindo.Bjs!

luci 26/08/2009 12:50

hahaha é pura verdade! quando cheguei aqui na frança, escutei (ou li em algum lugar) que os franceses não cuidavam bem dos dentes. achei uma besteira sem tamanho, achei que fosse mais uma daquelas piadas feitas pra reforçar "a falta de higiene francesa". mas comecei a reparar nas pessoas. as mais jovens tem os dentes em ordem, mas é incrivel como as mais velhas (velhas = 40 anos pra cima) tem os dentes amarelados, as vezes até meio cinzas! credo!