Bom Ramadan pra você

Publié le par alinemariane

Hoje começou o mês do Ramadan segundo o calendario islâmico. Esse é o mês sagrado, quando entre outras coisas o Profeta Maomé recebeu as instruçoes do Corao pelo Anjo Gabriel. Mês de muitas oraçoes e tradiçoes, mas o que mais se destaca, pra mim, é o jejum.

Os muçulmanos devem jejuar durante o Ramadan: nao podem comer ou beber nada, nem agua, do nascer ao pôr do sol. Também deve se abster de sexo e maus pensamentos enquanto houver luz do dia. As crianças, os muito velhos, os doentes, os viajantes, as gravidas, as mulheres que amamentam ou que estao menstruadas nao precisam jejuar.  é pecado tanto nao jejuar quanto insistir em jejuar se passar mal. O Ramadan é especialmente dificil para os muçulmanos da Africa, pois estamos no verao e ha sol das 5h às 20h e um sol muito forte e seco!

Obviamente, num pais em que 98% das pessoas em idade produtiva estao de jejum, tudo muda. Ja pela manha notei uma quantidade muito menor de gente na rua. Daqui a pouco eu e o Loic vamos à dificil tarefa de encontrar um "almoço ao meio dia escondido".

Volto depois, para contar mais.

Publié dans em português

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :

Commenter cet article

Amanda 24/08/2009 12:08

Também acho muito estranho tudo isso. Acho que cheguei a um ponto tal de ceticismo que acho até ridiculo qualquer forma de idolatração ou tradições religiosas. Tomar hostia, jejuar, usar quipa, não sei como as pessoas ainda seguem esses preceitos!Mas temos que respeitar tudo isso, né? Desde que não interfira nos nossos direitos.

luci 23/08/2009 01:10

acho muito impressionante essas tradições! eu não aguento passar mais de três horas sem comer, magina que bonito! (claro que não é por isso que eu me impressiono com essa tradicao do jejum, em particular. é curioso como surgem diversos significados em cada religiao. vai dizer que se ajoelhar em frente a uma estatua e pedir a ela "graças" nao eh estranho?) Oo