15 de agosto, dia da Assunção

Publié le par alinemariane

Pois é, hoje é festejada a Assunçao aqui em Dakar. Nao teria nada de mais, se nao fosse um pais muçulmano.

A Assunçao é a celebraçao catolica da ida de Maria, mae de Jesus, fisicamente para o céu. Mais um desses dogmas tradicionais (e, na minha opiniao, super bonitos) da Igreja Catolica. E, claro, mais um motivo para festejar.

Em Belo Horizonte, minha cidade natal (sou uma belorizontina-paulistana), é feriado, dia da padroeira Nossa Senhora da Boa Viagem. Em Minas ainda ha outras festas por essa data, em especial a que motiva meus pais-atletas a caminharem 80Km em 16h.

Numa pesquisa rapida, nao achei a origem do feriado por aqui. Se pergunto para as pessoas, elas riem e dizem que tudo é motivo para festa, mesmo que seja uma celebraçao crista. As mais sérias dizem que foi imposta pelos franceses e acabou ficando.

Verdade que é festa por la também, um "meio feriado", como o dia da Ascensao. Vi que ja foi o dia de Sao Napoleao e dia da festa nacional nos tempos do primeiro império (viva a wikipedia!)... Na França, fiquei dividida entre achar otimo ter um monte de feriados  e a decepçao em ver que eram varios feriados catolicos, como no Brasil. Esperava mais de um pais seriamente laico...

O Senegal NAO é um pais laico. No hino nacional, no lema, nas escolas, nas empresas, nas repartiçoes publicas, nao importa, estao la citaçoes do Corao, fotos dos Marabous (os mais velhos, ja mortos, sao como os Santos para os catolicos, podem ajudar em milagres, etc.), tapetinhos pra fazer oraçao e a plaquinha "Oratorio".

O conceito de "dia util", "fim de semana" e "feriado" também é diferente (assim como o de "hora do almoço", "hora do jantar", que vale um post so pra eles). No geral, so as escolas têm um calendario fixo, de aulas de segunda a sexta, (inclusive na quarta-feira, quando as crianças francesas nao têm aula). Todo o resto tem o seu proprio calendario: bancos, hospitais, empresas, lojas... Isso quer dizer que a Boutique pode ou nao abrir no domingo e fechar na quarta ou nunca fechar, se bem entender. Por isso, eu sempre ligo antes de ir a algum lugar mais longe! Hoje é feriado e so quer dizer que é dia de festa: a maior parte das pessoas esta trabalhando. Ah, é sabado também, mas ja disse que isso nao tem nada a ver, né?!

Se nao fosse a sexta-feira, todos os dias seriam o mesmo dia por aqui. A sexta é o dia de oraçao dos muçulmanos, dia em que os homens devem obrigatoriamente ir à mesquita. E como devem ir à mesquita, saem de casa todos arrumados, com roupas tipicas, chapeu. As mulheres seguem a onda, apesar de nao irem à mesquita, também se vestem bem nesse dia, com ainda mais cores e brilho.

Todas as pessoas que encontrei hoje me perguntaram onde vou dançar essa noite. Nao sei, descobri essa festa ontem e nao pensei em nada! Meus melhores amigos estao viajando e estamos eu e o Loic a procura de uma festa. Nao nos faltam convites!!

Publié dans em português

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :

Commenter cet article

Barbara 18/08/2009 18:36

Oi Aline, cheguei ao seu blog através do blog da Amanda. Gostei muito! Seus textos sao todos muito interessantes!Como vocês duas, também sou uma Brasileira vivendo em um país estranho. Moro ha 2 anos na Alemanha. Quando cheguei, reclamei muito porque nao falava alemao e nao entendia nem uma palavrinha sequer, mas depois de ler alguns dos seus textos percebi como o meu probleminha era pequeno. A cultura aqui, afinal, é quase igual à nossa cultura de classe-media urbana brasileira. Nunca houve esse "choque cultural" que todo mundo fala. Meu problema de nao falar alemao era resolvido com o ingles, e depois de um ano de cursos já me virava bem. Nao sei se conseguiria me acostumar aí no Senegal nem em 10 anos...bem, gostei muito de te conhecer, e vou voltar mais vezes!um abracoBárbara

Raiza 16/08/2009 01:28

"Numa pesquisa rapida, nao achei a origem do feriado por aqui. Se pergunto para as pessoas, elas riem e dizem que tudo é motivo para festa"Isso me lembra um outro país,adivinha qual é?