Attaya, a "cerimônia do chá"

Publié le par alinemariane

O cha é a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo evidentemente para a agua.


Até muito pouco tempo atras, cha para mim era uma coisa de quando estava doente. Minha avo sempre soube fazer os chas mais diferentes, para curar dor de garganta, dor de barriga, resfriado... Comecei pelo chazinho de hortela, camomila, passei pelo cha mate, cha verde, ice tea e tomei gosto pela coisa! Ainda nao substitui o café, que continua meu preferido, mas adoro um cha!

Sabia sobre tradiçoes de cha no oriente e no Magreb, mas aqui na Africa Subsahariana, confesso, foi novidade.


Passo a passo da Attaya, a "cerimônia" do cha senegalesa:



Quem?

Essa é uma das poucas tradiçoes nao sexista: homens e mulheres devem saber fazer um bom cha. A tradiçao diz que é o mais novo da casa que deve fazer o cha para a familia, a partir dos 15 anos. Os mauritanianos têm fama de fazer um bom cha, entao quando alguém diz que "é mauritaniano", quer dizer que é ele que vai fazer o cha - e nao que ele seja originario da Mauritânia...

O quê?
A erva é o cha verde da China e é importada. As marcas mais populares sao Cheval e Saddam, ambas embalagens nao tem quase nada de informaçao compreensivel. Vêem em pequenas caixinhas, suficientes para uma "cerimônia" para entre 4 e 8 pessoas.

Com essa erva, mistura-se de tudo. Hortela fresca ou seca, coentro, suquinhos artificiais tipo KiSuco, essência de baunilha, balinha do tipo pastilha Valda... E muito, muito açucar!

<< Uma das primeiras vezes que tomei o cha, vi uma balinha no fundo do copo e quase joguei fora, pensando que tinha caido da boca de alguém, eca! Ainda bem que nao cometi essa gafe...>>

Onde?
Conclui que o cha é para os senegaleses o que a cerveja é para os brasileiros. Festa, praia, almoço entre amigos? Nunca falta um chazinho! Nao importa se o sol esta escaldante e se o seu cérebro esta fritando: la vem os copinhos fumegantes e espumosos em sua direçao...

Os pais dizem para os filhos adolescentes rebeldes: "Para de ficar tomando cha e vai estudar ou procurar um emprego!" A mulher reclama que o marido chegou tarde em casa porque ficou bebendo cha com os amigos. Os Marabous (equivalentes aos padres nas cidades pequenas do Brasil) fazem discursos sobre o pobre destino da juventude que passa o dia ao redor da chaleira...

Quantos?
Seguindo a tradiçao, faz-se sempre três "rodadas" de cha, sempre com dois copinhos. Servem-se primeiro as visitas, as mulheres e as pessoas mais velhas. Isso quer dizer que eu sempre ganho o primeiro copo.

Eles dizem assim:
- o primeiro é amargo como a morte
- o segundo é doce como a vida
- e o terceiro é açucarado como o amor

Eu traduzo assim:
- no primeiro você fica cheio de pedacinhos de erva na boca, que você deve cuspir delicadamente dentro do copo (lembre-se: o copo é compartilhado!)
- o segundo tem os presentinhos (a balinha, a essência de baunilha etc.)
- o terceiro é o unico que se parece com o meu conceito de cha, clarinho e sem residuos.

Como?
Equipamentos:
- fogao a gas, como aqueles de acampamento. Esses fogoes sao os mesmos que se usa na cozinha - nao existe o que a gente conhece como fogao a gas e muito menos os fogoes elétricos europeus. Quando vai à praia, leva-se o fogao a carvao.
- chaleira, bem pequeninha, faz lembrar as que brincava de casinha...
- garrafa pet com agua da torneira para fazer o cha e lavar as coisas
- balde, para jogar a agua que lavou as coisas
- dois copinhos, tipo copinho de cachaça
- prato, que serve de bandeja
- erva para cha, açucar e o que quiser misturar

1. Faça ferver um pouco d'agua com duas medidas do copinho de cha de açucar, até ficar cheirando melado
2. Coloque mais um pouco d'agua e a erva. Deixe ferver por um tempinho, mas fique atento, porque como a chaleira é pequena e pode transbordar.
3. Prove o açucar. Nao hesite em colocar ainda mais açucar, se for o caso.
4. Encha um copinho de cha e fique jogando de um para o outro, até formar bastante espuma no fundo de cada copinho.
5. Lave a parte de fora dos copinhos com a agua da garrafa pet.
6. Sirva pequenas doses fumegantes.
7. Uma vez que todos tomaram, recolha os copinhos e repita as operaçoes de 3 a 6, misturando alguma coisa de diferente.
8. Outra vez que todos tomaram, repita os itens 3 a 6.
9. Nao apague o fogo! A chaleira deve permanecer fervendo enquanto as pessoas bebem.

Tudo isso toma, no minimo, uma hora e meia.

Se eu gosto?
Ah, eu prefiro os chazinhos da vo e o Mate Leao, hehe.

Publié dans em português

Commenter cet article