O que é estranho pra você?

Publié le par alinemariane

Poligamia x Homossexualidade

Antes de começar a escrever sobre esse tema espinhoso, vale a advertência: essa é a minha opiniao, ainda em formaçao, afinal, ainda estou no arduo caminho de se livrar de preconceitos nocivos - e pode ser que os tenha, mesmo sem saber.

Poligamia

Aqui no Senegal (bem como na maior parte dos paises muçulmanos) a poligamia é aceita e estimulada. Isso quer dizer que um homem pode se casar com mais de uma mulher, ao mesmo tempo - regra que nao vale para a mulher, que deve ser fiel ao seu esposo. Toda mae sonha que seu garoto tenha quatro esposas no futuro, pois isso é sinal de riqueza e poder.

Todos os meus conhecidos vêm de familias poligâmicas. Todos têm mais de 10 irmaos, a maior parte meio-irmao. Apresenta-se "co-esposa do meu pai" naturalmente, juntamente com a mae. Em muitos casos, elas moram todas juntas em casas grandes, mas aqui em Dakar é comum que o marido as sustente em apartamentos independentes. é comum ainda que o o marido viva no apartamento e revese grandes temporadas com as co-esposas: elas voltam para a casa dos pais, deixam as crianças e a outra chega e assume tudo por, mais ou menos, 6 meses. Minha vizinha acabou de ir embora e escuto o bebê chorar a noite toda, nao deve ter se acostumado com a co-esposa...

Mesmo na publicidade é comum ver cenas de familias com duas mulheres. Para vender tempero ou sabao, mostra-se as duas co-esposas disputando a atençao do marido.

As mulheres escolarizadas, trabalhadoras, enfim, independentes, sofrem muito com isso. Nao é facil encontrar um homem que nao sonhe em ter varias esposas. O principe encantado por aqui é ainda mais dificil...

Homossexualidade

No Senegal, a homossexualidade nao é apenas nao tolerada, como é crime. Um casal assumidamente gay vai preso com a pena maxima. Na prisao, nao tem direito à nada. Uma vez morto, nao pode ser enterrado nos cemitérios comuns. Se ha suspeita que alguém seja gay, ele pode ser recusada no sistema na de saude, na escola. Ja vi mais de uma loja com cartaz "Proibida a entrada de homossexuais" - obviamente, nao me deixaram tirar uma foto.

Nem preciso dizer que é um assunto mais que tabu, nao?! Estava assistindo ao seriado Will & Grace, dublado em francês na TV a cabo, quando alguém percebeu que havia personagens gays e levou um susto: "Você assite a isso?!" Pra quem nao conhece: Will & Grace nao tem nada de pornografia ou qualquer coisa, ao contrario, é engraçadissimo!!

Nem ouso dizer que tenho muitos amigos gays ou entrar nesse assunto, porque todo mundo é convicto de que gays e serial killers sao a mesma coisa.

E o que é normal pra você?!

O que me intriga nisso tudo é como uma coisa pode ser normal pra uns e um absurdo pra outros.

A poligamia é proibida (e crime sem reclusao) no Brasil e na França. Acredito que seja mais uma questao administrativa que moral pois significa que, na pratica, você deve se divorciar antes de se casar outra vez legalmente. Apesar de todo mundo conhecer casos de amantes e vida dupla, espera-se que um casal seja formado por duas pessoas: ideia de poligamia é ultra bizarra pra gente!

Ainda é cedo pra dizer que a homossexualidade é vista como uma coisa normal, mas ao menos caminha para tal. Apesar de nos dois paises nao existir casamento gay, tanto na França quanto no Brasil ja ha meios administrativos para os casais gays terem os mesmos direitos que os casados (no Brasil ainda esta na jurisprudência, é verdade). Preconceito contra gays ou homofobia é que é crime.

Observo tudo e fico tentando ser o mais imparcial possivel, me livrar de preconceitos e saber bem conviver com a cultura diferente. Mas sou contra a poligamia isso é um absurdo pra mim e nao, nao vou começar um discurso ocidental crist de direta sobre os valores da familia - até porque acho que essa ideia de que familia é pai, mae, irmaos uma bobagem.

Acontece que a poligamia é um direito reservado aos homens e, portanto, opressor para as mulheres. Nao seria contra a poligamia se fosse um direito dos dois sexos (como o casamento gay), apesar de continuar achando estranho...

Enfim, antes de uma questao moral ou admistrativa, a equidade!

Publié dans em português

Commenter cet article

Charles 14/09/2010 19:50



Muito interessante esse texto. Contudo, quanto à questão de poligamia oprimir a mulher só uma observação: poligamia é quando uma pessoa de qualquer sexo pode se casar com mais de uma pessoa.
Assim, é um erro dizer que o Islã é polígomo, já que o que é praticado na verdade é a poliginia. Enquanto a
poliandria não for liberada não é correto afirmar que há poligamia.



Virgínia 18/04/2010 13:28



Olá!


Sou Virgínia, portuguesa e estava procurando sobre o tema poligamia no Senegal e surgiu o seu blog. Você está morando no Senegal agora? Tenho um interesse sobre danças africanas tradicionais -
danço regularmente - e por cultura africana. Você conhece um festival que existe em Dakar que é "Festival Internacional de Arte Negra"?


Agradeço desde já a atenção e a informação :)


Abraço



Annelise 11/08/2009 02:58

Caramba, é uma realidade totalmente diferente. Concordei  com você em praticamente tudo. Se a mulher também pudesse ter mais de um marido seria legal, ainda assim bem estranho. Deve ser uma vida bastante complicada. Eu estou fazendo faculdade de Historia aqui no Brasil e tenho uma matéria de antropologia que basicamente tentou nos colocar apar das diferenças e torná-las menos gritantes, mas o problema não é ser uma cultura diferente, o problema aí no Senegal é que as raízes da cultura estão baseados num preconceito fortíssimo e pra mim(só concluindo sobre o que você escreveu) o pior de tudo é o fato das mulheres aceitarem. Provavelmente devem se sentir inferiores também. Todo tipo de preconceito é f@#$%, a parte do letreiro me lembrou muito a Alemanhã nazista quando os judeus foram proibidos de entrar nos locais publicos, e até mesmo aqui no Brasil quando houve imigração asiatica. É como se tratasse os homossexuais como animais, uma tentativa de desumanização. Um abraço!

Rita 10/08/2009 21:14

Eu fiquei encantada demais com seu blog. Adorei conhecer um pouco do Senegal. Li o blog todo!!!! ;) Fiquei super curiosa: o que vc está fazendo no Senegal?!beijos paulistanos

luci 10/08/2009 20:06

cheguei aqui pelo blog da amanda e adorei teu blog! li somente dois posts, mas sei que vou voltar por aqui, porque esse tema de mudança de pais tem me interessado (recentemente me mudei pra frança, dai, ja viu, né...). mas nada do que vivi se compara a uma linha desse post! impressionante! mas me diz, como você foi parar no senegal?besos