Chove chuva

Publié le par alinemariane

Chove chuva. Frase gramaticalmente em desacordo com a lingua portuguesa, afinal, chover é um verbo sem sujeito... E por esses desacordos tao bonitos e poéticos que eu me orgulho de falar português do Brasil !

Nao entendo porque um dia chuvoso é um dia feio. Em francês também se diz  "mau tempo" "Il fait mauvaise", quando chove. Eu nao acho! Verdade que adoro sol, mas tenho uma atraçao especial por dias chuvosos. Acabo concordando com um professor da Sorbonne que comentava sobre o tempo todos os dias e no fim dizia que "mau tempo é o mesmo tempo o tempo todo". Nao tem nada melhor que ver o tempo "virar", nao?!

 

Sao Paulo

Sao Paulo é um classico do dito mau tempo. Nao por um acaso, tem como alcunha Cidade da Garoa. O clima tipico da capital paulistana é essa chuvinha fina, que chamo de “chuva de spray”, um bom exemplo da expressao “chove-nao-molha”. Depois de 8 anos la, adquiri o habito de andar sempre com um guarda-chuva na bolsa. E um casaco.

Os paulistanos (eu me sinto paulistana, apesar de nao ter nem nascido nem crescido em Sao Paulo) conhecemos bem como é a rotina da chuva. Cada regiao da cidade tem seu pânico quando chove. Quando trabalhava no centro, o pavor era o tunel do Anhangabau, cujo video de um dos varios alagamentos eu vi na TV francesa num programa do tipo “Os videos mais fantasticos do mundo”. Na Barra Funda, o problema era  distribuiçao de energia elétrica, que muitas vezes eera prejudicada por algum poste velho que caia. Em Pinheiros, na Vila Madalena e na USP a questao era, claro, o trânsito : como vencer a Rebouças, que é sinônimo de congestionamento, em dia de chuva?   

Chuva em Sao Paulo é sempre sinônimo de "virada de tempo": uma diminuiçao na temperatura - que pode acontecer num mesmo dia. Ano passado, o Loic esteve na cidade em setembro e ficou estarrecido com o final do “inverno” paulistano: numa mesma semana, fez 36 e 22 graus. Claro que teve uma chuva no meio!

Da pra notar que estou com saudade disso tudo?!

Paris

Nunca soube que Paris era umida, nao sei se nao li os bons guias ou se realmente vivi numa temporada atipica. De qualquer forma, em Paris chove bastante de janeiro a junho (desse ano), temporada que morei la.

Também é essa chuvinha fina, discreta, permanente, especialmente durante a noite, de maneira que ao pegar minha Velib' de manha, ela estava molhada. às vezes, eu nem escutava que havia chovido à noite...

 Por duas vezes, choveu forte. Temporal, mesmo, com raios, trovoes, vento. Foi engraçadissimo a reaçao das pessoas, nao acostumadas com a chuva tropical: elas se assustam com os raios, pareciam ter medo dos trovoes! Até o Loic ficou assutado, hehe!

No quesito chuva na Europa, como passei um tempinho em Dublin, achei Paris até bem seca, hehe.

Dakar

Estamos bem pertinho do Sahara. Segundo essa do "tempo bom" e "tempo ruim", aqui em Dakar deveria ter sempre um tempo bom, nao?! Pois bem, posso dizer que é sol o dia todo e uma temperatura constante em torno dos 30 graus, mesmo à noite.

Realmente, chove muito pouco. E essa chuva é concentrada. O quer dizer que Dakar e os dakaroises nao sao nada preparados para chuva. Copiei uma tabela pluviométrica, pra vocês terem uma idéia: 

 

A cidade vira o caos quando chove. E olha que aqui nao tem rio e até agora chouveu muito pouco; nesse 1,5 mês, certeza que foram menos de 10 noites. Nunca vi chover de dia, a nao ser no amanhecer. Nos dias que se seguem à noite chuvosa, sao muitas as ruas alagadas, casas, criaçoes destruidas, a TV so mostra isso. Ha oraçoes previstas nas mesquitas para que nao chova, organizadas nos bairros que mais sofrem.

O tal medo da chuva é so aqui na cidade. Nas redondezas, zona rural, é exatamente o contrario: oraçoes para que a chuva chegue logo. No Brasil, existe a tradiçao de que chuva no dia de Sao José (29 de março), quer dizer que vai ser uma boa temporada de chuvas no nordeste. Aqui também tem essa tradiçao, so que, engraçadamente, esse dia de referência é o 14 de julho, feriado francês da queda da Bastilha.

Esse ano nao choveu no 14 de julho. Semana passada, o governo começou a provocar chuva nas regioes mais problematicas. Sim, chuva provocada ou "chuva artificial", como chamam por aqui: produtos quimicos jogados nas nuvens para que chovam (outra vez verbo chover com sujeito!) antes de serem levadas pelo vento.

Agosto esta ai e estou esperando quase a metade da chuva de todo o ano...

Publié dans em português

Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :

Commenter cet article